Consultoria Estratégica em Gestão de Projeto Político e Carreiras Políticas



Idealização e coordenação de Frederico Sotero
"all political lives end in failure" (todas as carreiras políticas terminam em fracasso) John Enoch Powell
“yes, we can change” (sim, nos podemos mudar) Barak Obama


O serviço de consultoria estratégica em gestão de projeto político e carreiras políticas propõe uma nova visão sobre o processo político ao buscar a superação da improvisação, do imediatismo, da ausência de trabalho em equipe, do tradicionalismo e, principalmente, da falta de planejamento na atuação de grupos e agentes políticos detentores de mandato, bem como daqueles que pleiteiam atuar politicamente.

A consultoria estratégica pretende orientar a atuação de lideres e grupos políticos interessados em construir carreiras planejadas estrategicamente, sustentadas em um projeto político de longo prazo e embasadas em uma visão inovadora do contexto em que atuam, buscando uma diferenciação dos políticos tradicionais, garantindo solidez, continuidade, respeitabilidade, sustentação e realizações.

O serviço de Consultoria Estratégica em Gestão de Projeto Político e Carreiras Políticas foi desenvolvido pelo Consórcio Politiko formado pelas empresas CENSUK, NCOM e PARTICIPATIVA.NET, que reuniram equipe multidisciplinar com ampla experiência em administração pública, pesquisa, planejamento, comunicação e campanhas políticas.

A consultoria estratégica integra a gestão do projeto político, das carreiras, das eleições e dos mandatos combinando três processos técnicos: Sistematização de Informação, Planejamento e Comunicação.

Projeto Político (idealização da visão de futuro):


O Projeto Político é o macro-planejamento de longo-prazo que representa a idealização de uma visão de futuro (atendimento das demandas, solução dos problemas atuais, além de propostas que superam as expectativas) que o grupo apresentará para a população. O desenvolvimento do Projeto Político requer um amplo estudo da realidade municipal que buscará identificar os problemas reconhecidos pela população, suas causas e conseqüências, além das oportunidades de desenvolvimento. A partir deste diagnóstico será elaborado o planejamento que indicará o futuro que o grupo político se propõe a construir. Trata-se da expectativa que será criada na população como decorrência do exercício do poder pelo grupo político. O projeto político orienta a atuação do líder, bem como dos demais membros do grupo político.

Carreiras Políticas (formação de lideranças):


As carreiras políticas são planejadas para transformar novatos e políticos tradicionais em lideres preparados para representar o Projeto Político no longo-prazo. A viabilidade do Projeto Político depende a formação de um grupo que deverá atuar como equipe. Assim, a carreira política de cada um será planejada para desempenhar papéis específicos e variados ao longo dos anos de implementação do Projeto Político. A competição, traições e desmobilizações serão substituídas pela cooperação. Isso é possível com o planejamento conjunto das carreiras de forma que ao longo dos anos todo o grupo terá oportunidade de participar efetivamente da implementação do Projeto Político.

Eleições (validação da visão de futuro):


Na perspectiva do planejamento do Projeto Político, as eleições representam marcos bienais (eleição local e nacional) de validação da visão de futuro contida no Projeto Político. Assim, as eleições deixam de ser um evento pontual e passam a ser planejadas com muita antecedência e seqüencialmente. A atuação planejada em equipe implica em fazer tudo, e exclusivamente aquilo, que demonstre que o Projeto Político pactuado com a população está sendo implementado em benefício de todos, o que portanto justificará sua continuidade. Para tal, o projeto deve ser validado cotidianamente, sempre buscando sua adequação às expectativas da população, ou seja, ganha-se a eleição a cada dia e não no evento eleitoral do fim do mandato. Desta forma, as eleições deixam de ser uma caixinha de surpresa decorrentes do imediatismo e da improvisação no exercício do poder para ser apenas o momento de confirmação do Projeto Político.

Mandatos políticos (materialização da visão de futuro):


Os mandatos políticos são as oportunidades que o grupo tem para materializar a visão de futuro (Projeto Político) pactuada com a população nas eleições. Cada um dos 1460 dias dos quatro anos de mandato devem ser planejados para atender as expectativas e assim garantir a continuidade do Projeto. Nesta perspectiva, os processos técnicos de Sistematização de Informação, Planejamento e Comunicação serão combinados buscando garantir que o processo decisório no dia-a-dia da administração garanta a materialização do Projeto Político.

Sistematização de Informações


A Sistematização de Informações é fundamental para o conhecimento da realidade. Para tal, a realização de um censo municipal, bem como pesquisas periódicas de avaliação são fundamentais na elaboração do Projeto Político e, principalmente, na adequação do mesmo às expectativas da população.

Planejamento


O planejamento é o principal instrumento para elaboração e implementação do Projeto Político. Através do planejamento será possível integrar os esforços e orientar a atuação dos membros do grupo político. Para tal, serão utilizadas metodologias, softwares e tecnologias de gestão como o “Planejamento Estratégico Situacional”, “Cenários Estratégicos”, “Gestão de Projeto - Microsoft Project,” “Gestão de Processos” entre diversas outras.

Comunicação


A Comunicação será fundamental tendo em vista a necessidade de interagir com a população buscando sua participação e comprometimento com o Projeto Político. Uma das estratégias utilizadas será a comunicação personalizada que buscará conhecer cada um dos munícipes para abrir um canal permanente de interação.


O serviço de consultoria estratégica em gestão de projeto político e carreiras políticas poderá transformar seu mandato de quatro anos em uma carreira de longo-prazo bem sucedida porque planejar é a melhor forma de prever o futuro.